pp

02 dezembro 2011

Passo-a-passo: Dicas

Olá olá!

Como vão??
Realmente tem muito tempo desde que eu não apareço.
Finalmente fiz o tutorial!
Só não é video, porque fiquei resfriada.
Mas estou chamando de Passo-a-passo, tudo o que tiver fotos, para ser bem explicado.
Hoje são só sobre dicas para se usar na cozinha, para garantir um melhor desempenho na hora de cozinhar.

1º- Antes de começar tira qualquer acessório das mãos e/ou braços.
2º- É preferivel não usar esmalte, mas se assim o quiser, use uma cor forte, que de para ver na hora caso tenha lasgado.
3º- Sempre quem acha cabelo na comida são as pessoas que comem. Cabelos presos.

4º- Se organize antes, separando tudo o que vai usar durante a preparação, de preferencia já nas porções desejadas.




5º- Depois de organizar, já ligue o forno para ficar pré-aquecido. A 180ºC.
6º- Sempre peneire a farinha, ajuda a dar volume.
7º- Se possivel ao acrescentar a farinha, mexa com o foue levemente. Quanto menos mexer com a farinha, menos Gluten ela produzirá.
8º- O fermento é sempre o ulimo a ser acrescentado.
9º- Quando for ler uma receia, verifique se as proporções estejam certas. O que tem que mudar é a manteiga e o açucar, o que vai indicar se a receita vai ser uma massa açucarada, uma massa homogenea ou sablé.
10º- Não se deve abrir o forno com menos de 20 minutos!
11º- Cada forno funciona de uma maneira diferente, o que em um é 20 em outro pode ser 40. Conheça seu forno.
12º- Tenha sempre um pano por perto, pode ajudar a limpar algo, segurar algo quente, ou impedir que suje tudo
13º- Material limpo e bem cuidado vai durar bem mais.
14º- Use somente um meio de medida na receita. Se começou com xicaras, não mude para gramas em outro ingrediente. Isso pode dar alteração no final.
15º- Antes de começar a bater a massa, já deixe a forma untada, ou no caso de cupcakes com as formas



16º- Não é necessário ter um tabuleiro só para cupcakes. Você pode usar formas de empada, ou apenas as formas de papel. Mas nesse cado, é um conjunto todo, com dez forminhas para dar firmeza e não abrir dentro do forno.




17º- Apenas massas claras podem ser coloridas.
18º- Não é necessário uma grande quantidade de corante para dar uma cor vibrante, isso claro dependendo do que compre.





[Abaixo como ficou]





19º- Em toda e qualquer forma de bolo o ideal é colocar apenas 3/4 de massa, para que esse 1/4 cresca com o fermento.






20º- Para saber se está bom, pode se usar um fosforo/palito de dente/palito de churrasco, abrindo rapidamente o forno e espetando bem no meio. Se estiver seco, está pronto. Se estiver meio úmido, ponto de brownie. E se ainda estiver muito molhado, vai acabar solando.
21º- Se o tempo estiver passando e você achar que o bolo ainda está pequeno, algo pode ter dado errado na receita. As vezes simplesmente acontece. Espere só até ele ter assado, mesmo sem crescer para não jogar seu trabalho fora.
22º- Se não tiver experiencia, tire do forno com as duas mãos. Sempre evite acidentes.
23º- Deixe esfriar na forma antes de mudar de local, para evitar estragar.



24º- Depois de ir ao forno as cores tendem a parecerem meio apagadas. Mas isso é só por fora.





[Como foi de noite, minha iluminação não era das melhores. Mas garanto que ficam cores lindas!]


25º- Aproveite para quanto estiver no forno ir lavando a louça, para quando tirar do forno só ter que se preocupar com formigas.
26º- O ideal é deixar o bolo esfriar totalmente umas 6~8horas antes de qualquer coisa.
27º- Depois que esfriar, colocasse o recheio.
28º- E no dia seguinte, cobre com a cobertura.
29º- Ovo é um ligador e a manteiga quebra as ligações. Quanto mais manteiga, mais mole. Quando mais ovo, mais duro.
30º- Esteja de bom humor, o resultado do que está cozinhando sempre reflete se você está bem ou não. Não fisicamene, mas psicologicamente.


Sei que para umas pessoas essas dicas podem ser obvias, mas nem tudo que é obvio para mim, pode ser para você.

Como eu disse para sayakahime do Fórum Moda Lolita, eu vou faze as receitas que vocês quiserem :D
Testar as receitas para dizer se são boas ou ruins.
Então que tal votar e me ajudar a decidir qual será a primeira?
- Macarrons de Chocolate
- Mega Cookie
- Rosquinha de nata
- Bolo Maça com Canela


Espero que tenham gostado!~
Voltarei breve com outras novidades e com teste de receitas rs


(°∀°)b
I.L.U.

13 comentários:

  1. Até sei fazer, mas não tenho forma D=
    Faz o de macarrons, pq esse nem tenho ideia do gosto, quem dirá como se faz =/

    Ah, dica... poe o nome do que vc fez/fará no título do post, pro povo entender logo de cara do que se trata.

    ResponderExcluir
  2. Mas da pra fazer mesmo sem forma, foi como mostrei na forma branca, que não separei rs

    Sim sim, essa é a idéia :D
    Mas só preciso sabe qual fazer para fazer rs

    Obrigada pelo comentário ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho muita intimidade com a cozinha D:
    Mas adorei as dicas!!! kkkkk
    Ai quero os Macarrons!!!!!<3 *o*

    ResponderExcluir
  4. Wow, ficaram bons mesmo pelo jeito os cupcakes Hachiko, gostei do tutorial e principalmente pelas dicas de preparação e sua luva de Pikachu. aiuhaiuha

    Não nos falamos muito ainda, mas prazer em conhecê-la um pouco melhor, obrigada por passar em meu blog. x3

    ResponderExcluir
  5. @haru, ah que bom que gostou <3

    @mari, fico feliz que tenha gostado rs
    ok anotei seus votos para os macarrons rs

    @kiki, as vezes preparação pode parecr simples, mas se não se organizar tudo pode dar errado, ainda mais que fazer doces é diferente de salgados, aonde se pode improvisar rs
    De nada querida <3 Eu gostei do seu blog, por falar nele rs

    ResponderExcluir
  6. aii Nana, amei o tutorial =D
    Eu voto pra vc fazer o macaron, mais para curiosidade de ver, do que de fazer pq eu sou péssima na cozinha =S
    Fiquei super em dúvida entre ele e o mega cookie. Devo dizer que o mega encheeu meus olhos *-*

    ResponderExcluir
  7. @Bruna que bom Bruu! <3
    relaxa, que o macarron vai primeiro depois eu faço o cookie rs

    ResponderExcluir
  8. Eu provei e estava uma delicia!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Hachiikko!!

    Adorei as dicas! Uma boa organização dos ingredientes associada ao mínimo possível de substituições - e bom humor! - é o que há de melhor para garantir o sucesso na cozinha!

    Esse cupcake com massa "arco-iris" é lindo mesmo!! Há alguma diferença no resultado se se usa corante líquido ou gel?!!

    Ah, e voto para os macarrons!! o/

    ResponderExcluir
  10. @mom, sempre gosto da sua opinião <3

    @sayaka, obrigada <3
    é muito bom ser lindo aos olhos e ao estomago rs
    A única diferença é que corante em gel, rende MUITO mais. Umas poucas gotas dão um resultado maravilhoso. Enquanto o liquido, tem que colocar bem mais, e por causa disso acaba por desrregular os ingredientes XD

    ResponderExcluir
  11. Dica 3: Ah, cabelo na comida é uma coisa muito nojenta. >: Já achei várias vezes, não em casa. Mas em lugares tipo lanchonetes e tals. É nojento.
    Dica 11: Meu forno é super rápido. >: O que leva 20 minutos, no meu leva de 10 para 15 >: Em 180º.

    Adorei a luva do Pikachu. *-*

    Ah, a maior parte das digas eu sempre sigo, mas com relação a farinha. Não sabia. >: Vou ficar mais esperta.

    Agora, pra ajudar a decidir a receita, fiquei em duvida entre os Macarrons de Chocolate e o Bolo Maça com Canela. Adoro bolo de maçã. >:

    E adorei o post, é muito útil, mesmo!

    ResponderExcluir

Thanks for comment, come back again (・ω・)

--

Obrigada por comentar, volte novamente (・ω・)

LinkWithin