12 agosto 2013

Dicas para ser um bom Consumidor

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Hey Leitores queridos.
Hoje eu vim falar de um assunto um tanto quanto polêmico no mundo das vendas online.
Como os consumidores se comportam.

É algo que muitos não gostam de falar, por medo de serem mal interpretados e não quererem arriscar a sua "popularidade". Mas tem certas coisas que não consigo mais ficar quieta vendo acontecer e decidi me mover. São coisas que muitas vezes só pensamos e não falamos. 

Não são regras, são dicas.




1º - Não questione o preço publicamente.
Se o vendedor colocou aquele preço ele tem suas razões. O dólar poderia estar alto quando comprou. Mas fazer comentários é algo muito inconivente. Se não tem dinheiro, não comente coisas como "abaixe o preço" ou "ta muito caro". Isso é desreipeitoso.

2º - Se você está interessado, corra atrás das informações
Tenho visto muitos posts por ai que a pessoa posta "Procuro tal coisa. Mande inbox". Muitas vezes são produtos que tem já postado pelo grupo e a pessoa nem se deu ao trabalho de procurar. 


3º - Não interfira na venda dos outros
Postar coisas como "ah mas no Ebay é bem mais barato que isso". Se a pessoa colocou aquele valor ela tem um motivo. Não esqueça que ainda tem frete, taxas e taxas do cartão (que não são baratas)

4º - Não estipule preços
Colocar coisas como "Só pago isso por tal item", ainda mais agora. O dólar está alto. Ai coloca que não paga mais que R$50 numa peruca nova. Dependo do modelo, pode ser entre uns $15~$30 dólares. Sem contar o frete internacional (que pode ser de graça se a loja fizer uma promoção ou algo do tipo), taxas do cartão de crédito. Ai já deu uns $40~$50 dólares. Sem contar que ainda tem frete para sua casa.

5º - Use do bom português e de pontuação
Já foi comprovado que a maioria dos mal entendidos é causado por mal interpretação de texto, então tente ser o mais claro possível.

6º - Seja educado
Tente entender também o lado do vendedor. Estar respondendo várias perguntas, as vezes as mesmas repetidas nos posts. Não custa ser educado. É bom para todos.

7º - Leia a descrição do produto antes
Na maior parte das vezes já tem valor e medidas gerais (P, M ou G) na descrição do produto. Evite perguntas desnecessárias.

8º - Respeite os outros interessados
Você não é o único interessado no produto. Todos podem pedir informação e fazer cotação de frete. Cabe ao vendedor ver quem fez contato primeiro para estipular uma fila.

9º - Não poste coisas desnecessárias
Não postem coisas como "ai q lindo, pena que ta caro" "ain quero comprar mas não tenho dinheiro" Tente só postar quando realmente estiver necessário ou para negociar com o vendedor.

10º - O vendedor não tem obrigação de reservar um item
Cada vendedor tem suas próprias regras. Seria legal se cada um as mostrasse de primeira, mas nem sempre acontece. Então tente questionar todas as dúvidas antes de ficar triste por produto ter sido vendido para outra pessoa.

11º - Deixe o vendedor sempre a par da situação
Você combinou que ia depositar o dinheiro tal dia, mas por alguma razão não conseguiu. Então avise o mesmo, para que ele saiba se ainda guarda o item para você ou não.

12º - Tenha palavra
Diz que quer comprar, então compre. As vezes você pode negociar com o vendedor para pagar numa data mais longe, então faça. Imprevisto acontecem mas avisar é bom.

13º - Contenha sua ansiedade
Sei que as vezes aparece aquele item maravilhoso, que você sempre quis, por um preço ótimo. Mas se você não tem dinheiro, não adiante reservar, floodar o tópico ou algo assim. Pode falar com a/o vendedor por privativo e tentar negociar uma data para pagar, mostrando a sua vontade de ter tal item. Mas o vendedor não tem obrigação nenhuma de aceitar.

14º - Não quer mais? Avise!
Isso parece super obvio mas quase não acontece. A pessoa tem o dinheiro, reserva por tantos dias, mas por alguma razão não quer mais e não avisa! Ai o vendedor fica lá aguardando o cliente, que muitas vezes some e não fala nada. Ou reserva, some e quando o vendedor vende reclama. Sempre em contato com o vendedor, é super importante.

15º - Não escreva "porfavor sem preço absurdos"
Isso desanima qualquer um, pois cada um tem um conceito do que seria preço absurdo. E mutias vezes o valor que quer pagar, a pessoa nunca pensa em todas as despesas (conversão do dólar, frete internacional, taxas do cartão). Ninguém quer pagar caro por um produto, escrever isso da a impressão que você quer pagar 10 reais, por uma peruca longa, de uma super qualidade, que valeria 100.

16º - Seja o mais claro possível ao fazer um anúncio
Vai postar um tópico de procura? Então já coloque se aceita produtos por encomenda, ou se é apenas pronta entrega. A cor do produto, mais detalhes do mesmo (tamanho, no caso de peruca resistente ao calor). Para que quando forem entrar em contato, já possa ir mais perto ainda do que procura.

17º - Não reserve em grande escala
As vezes você até tem o dinheiro para pagar cada produto (mas não todos ao mesmo tempo) e sai reservando vários, ai todos os vendedores vem dizendo que está disponível e mandando a conta para depósito e ai você não se decide. Vá reservando aos poucos, evita estresse a você e ao vendedor.

18º - Peça o orçamento todo junto
Isso é uma coisa que as lojas sempre sentem, mas nunca comentam. Tem sempre um cliente que vive fazendo orçamento de uma peça por peça e nunca compra nada, ou nunca se decide. Ai acontece que nem em lojas de verdades, o vendedor vai perdendo um pouco de interesse naquele cliente. Não custa juntar tudo o que quer saber o preço em uma mensagem só, ai quando receber recebe tudo de uma vez. E avisar coisas como "Estou pesquisando não pretendo comprar agora" ou "Ficou mais alto do que eu poderia depois eu entro em contato em novamente" ou "Ficou fora do meu orçamento, obrigada mas não vou querer". O vendedor não vai te obrigar a comprar com ele, você pode ser sincero e dizer que não quer. Senão ele fica na esperança de algum dia você voltar e fica pesquisando mais sobre aquele produto, quando não é mais necessário pesquisar.



Tem alguma sugestão do que possa entrar nessas dicas 
Só postar como um comentário!


 Já adicionei mais cinco desde que postei o post!
 Continue mandando sugestões!~

E continuem divulgando, vamos fazer o mundo das vendas online um lugar melhor para se estar!








19 comentários:

  1. Gostei muito do post! São coisas que não precisariam nem ser ditas se as pessoas tivessem mais educação e bom senso, mas infelizmente ainda é necessário u_u'

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    1. Exatamente! Mas o que é obvio para mim, não é obvio para o outro. Por mais que eu ache que seja senso comum. rs
      Se puder divulgar adoraria :3

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  2. Decidir como vai ser o processo de venda. Irrita uma pessoa baixar o preço de um item,se arrepender de ter baixado e começar a fazer leilão em seguida. Pior é quando consegue o dobro do preço original.
    Se não quer botar um valor muito baixo,não bote...tenha paciência e se mostre aberta a negociação,pra chegar num valor bom pras duas partes :3

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    1. Concordo com você!
      Mas esse tópico é mais voltado para o Cliente/Consumidor, vou fazer um para Vendedores ai vai estar incluida essa :D

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  3. Esse post foi bem útil, pois ainda tem gente que não tem o minimo de noção quanto a compras na internet. Ninguém entra numa loja falando " sem preços absurdos" ou algo do tipo. As pessoas se esquecem de assumir posturas no minimo educadas e decentes, já que estamos lidando coma internet e qualquer gota se entendida errada vira uma tsunami.

    xoxo

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    1. Exatamente. Não é só porque foi é pela internet que devemos desvalorizar. Pois o trabalho é o mesmo.
      Obrigada pelo comentário! Se puder ajudar a divulgar será ótimo!

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  4. Não reservar coisas (principalmente em grande número) sem intenção de comprar. Isso deu o maior pano pra manga na Sales...

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    1. Isso! Obrigada! Já adicionei!
      Continue divulgando~

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  5. excelente!!!! vc poderia colocar tbm: sobre o interesse e a quantidade de vezes q se pede orçamento <3

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  6. Adorei o post! Tudo muito válido! :3

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  7. muito legal.... 8-8

    até pra mim serve a dika - tenho mania de cotar varias coisas ao mesmo tempo.
    e aquilo que fica mais em conta ou que tou precisando mais - eu pego, ou as vezes coto pra pesquisa - noção de quanto tenho que reservar pra comprar tal item.
    meus forncedores devem me odiar pelo excesso de pergunta e e-mails mas ... é avida de quem nun manja nada de compra importada/ não tem cartão internacional -fato XD

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    1. POSKAPOKSAPOsak
      eu sei que como comprador a gente quer tudo ao mesmo tempo, mas esquece da pessoa que está vendendo.
      Quando eu analiso o quanto demorei para escolher uma coisa, o quanto troquei de link e tal, fico com pena se fosse outra pessoa pOKSAOPK

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  8. Super útil o post. Parabéns :3

    Desfocando um pouco, amei sua mini gifs 'haha
    Como faço p roubar? u - u

    Beijos~
    http://sorrisodegato.wordpress.com/

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    1. Obrigada :3

      É só clicar com o botão direito e salvar :3

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