pp

21 agosto 2013

Comprar lente usada?

                              
Thais Yuki, Lolita. "Não, pois pode causar alergias."

Helloo Leitores queridos (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚ 
Como tem passado?

Hoje eu resolvi fazer um post de algo que é um completo absurdo, de algo que eu vejo por ai e fico sem entender como tem gente que vende e como tem gente que compra.

Essa pergunta para uns parece absurda (e é!), enquanto para outros não veem o que ela pode ter de errado.
Isso é simples de responder, LENTE USADA NÃO SE COMPRA. ( ; ¬_¬)

É tipo, nem tenho palavras para expressar o quão horrivel isso é.


 Sabiam que quando colocamos a lente uma vez no olho ele adere ao formato do olho? Por isso que é algo super pessoal e intransferível. Por isso mesmo quando trocamos a lente da esquerda com a da direita pode incomodar um pouco.

Muitas vezes, quando a pessoa começa a fazer Cosplays ou Visuais, tende a não ter muito dinheiro para manter. Então muitas pessoas tendem a revender logo as coisas que usam, para adquirir outras novas. Isso é bastante comum tanto no mundo Cosplay quanto no Harajuku (incluindo todos os estilos japoneses). Então as pessoas tendem a comprar certas coisas, experimentar e veem que não ficaram bem com aquilo e resolvem vender. Mas com lente isso não se faz. Geralmente quem comete esse tipo de equivoco é quem não está acostumado, que está entrando agora em ambos os mundos. Então muita vezes é apenas falta de conhecimento da pessoa. Para muitos é algo de bom senso, mas as vezes o que é lógico para mim não é para outra pessoa, não custa nada esclarecer.

Para isso que servem reviews. A loja não mostrou foto de como fica no olho? Então cace!! Com certeza alguém já comprou aquela lente e postou de como fica. Vá atrás de mais fotos, veja de todos os ângulos possíveis, de pessoas diferentes o máximo que puder para que quando experimente não queria trocar.
Google está ai, normalmente é só digitar o nome da lente que aparece muitos links, tem uns até com video no youtube para que de para ver melhor as lentes.

Procure o quanto for para ter certeza de que ao comprar tal lente, você não vai "testar" e não querer mais. Se usou uma e não abriu a outra é uma coisa, ainda da para vender a que está lacrada. Tem gente que gosta de só ter um olho colorido, ou um personagem especifico tem olhos diferentes coloridos. Mas vender a lente que colocou em seu olho JAMAIS faça isso.

Outro dia vi uma menina vendendo, reclamando que tinha ficado maior do que ela queria. Tenha certeza dos milímetros da lente. Todas elas vem dizendo isso, se já é 14.5mm já é maior que um olho e vai ficar maior do que você conhece. Ou ao contrário, você queria que ficasse super grande mas comprou uma de 14.5mm, não vai dar o efeito que você quer.

Sem contar que muitas vezes, as pessoas não vão ao oftalmologista para saber se podem ou não usar lentes. Olhos é algo extramente importante que devemos ter o maior cuidado. Se tem gente que pode arrebentar a córnea lente dentro do ônibus (sim é possível, já conheci gente que aconteceu isso) é possível perder a visão por usar lente usada.

O risco de perder sua visão vale a pena para economizar R$10?

Durante essa matéria, eu fiz a mesma pergunta para muitas pessoas, de círculos diferentes para que elas respondessem. Para que todos conseguissem entender a gravidade da situação.

"Comprar lente usada? Sim ou não? e Porque?"


   
Não costumo postar fotos minhas aqui ;__; Mas é por um bem maior.q

"Não importa se você só usou por pouco tempo, não se vende algo tão pessoal quanto lente. Não faz diferença se se só usou uma vez ou usou por cinco minutos. Cuidar da lente não impede nada. É a mesma coisa que usar um absorvente, lavar e vender. Ai vão dizer "ai que nojo" e eu vou responder com "mas está esterilizado". Sei que é uma comparação bem dramática, mas é para que entendam a seriedade da coisa."




"Nunca compre lente usada. Porque cada pessoa tem os olhos diferentes e principalmente, BACTÉRIAS diferentes nos olhos. Caso eu venda uma lente usada por mim para o meu primo, ele pode ter um problema sério ocular porque a bactéria causou reação nos olhos dele (mesmo sendo desinfetado com colírio isso pode acontecer). Tipo, é como se a bactéria não causasse reação em você porque seu olho é imune a ela, mas os olhos das pessoas que você vai revender a lente usada pode não ser resistente a mesma bactéria...
então por via das dúvidas melhor nunca comprar usada mesmo."




"Eu não acho isso saudável por diversos motivos... a lente não pode ser realmente esterilizada com as soluções que a gente usa. O material da lente acumula bactérias. As pessoas tem seus próprios micro-organismos seja de bactérias... fungos ou vírus... o que não causa nada em uma pessoa pode causar uma conjuntivite na outra. Claro que você não vai pegar um HIV ou Hepatite B comprando uma lente usada, mas já vi muitas pessoas com a parte interna dos olhos cheias de bolinhas tipo umas mini verruguinhas, provavelmente causadas por algum micro-organismo. Seria um tipo de coisa que poderia ser passada pelas lentes. Então não é um tipo de coisa que vale a pena comprar e se arriscar. Outro ponto é que a partir do momento que as lentes são usadas você não tem como saber quanto tempo de uso aquela lente tem, se ela caiu no chão, se ela está defeituosa você também não vai conseguir trocar com o fornecedor, então vira um produto totalmente sem garantias. É isso que eu acho."




"Eu jamais compraria lente usada, porque é extremamente perigoso. Eu compro somente lente nova e também não empresto lente de contato justamente por ser perigoso."




"Então, eu acho um absurdo. Acho que ninguém compraria uma peça íntima usada, certo? Certo. É praticamente a mesma coisa. Primeiro que: você não sabe o que o dono antigo tinha nos olhos, ou o que você tem no olho. Acho que todo mundo deveria ter um senso de que lente não é brincadeira, é que se algo der errado, você vai ficar cego. Eu não gostaria de ficar sem enxergar, e aposto que a pessoa que tá comprando a lente usada também não. O cara que põe uma lente usada para vender deveria ter tanta noção do problema que isso pode dar, e o cara que compra também. Chega a me dar urticária quando vejo uma lente usada a venda. Sério. (L) "




"Não se pode comprar lente usada. É tão nocivo para a sua visão que deveria ser ilegal. Conheço pessoas que usam a lente uns dos outros meia volta publicam no face que estão com problemas e tem que ir num oftalmologista dias depois...
O pior é q elas continuam usando as lentes. Imagina algo muito íntimo seu como uma calcinha. Agora imagina você usando calcinha emprestada de outra pessoa.
Cara eu não tenho nem o que falar sobre isso, as pessoas acham que Renu limpa e lava tudo. :v"




"Não porque é anti higiênico e a lente é totalmente pessoal."




"Bom isso é fácil, é uma opinião pessoal e em vista de saúde também. Lentes são uma coisa muito pessoal e intima, cada olho da pessoa tem bactérias únicas tanto do lado esquerdo quanto o direito, se os próprios donos não podem nem ficar invertendo as lentes imagina outra pessoa usando cada olho tem bactérias, proteínas, e por mais que não veja ou ache que "limpar" com renu e afins não resolve o problema, no pior dos casos a pessoa que esta usando lente usada de outra pessoa pode ficar cega ou ter graves problemas ^^"




"Não. Pois elas podem ter adquirido micro organismos nocivos, desenvolvidos não só com a abertura do lacre, mas também por ter entrado em contato com a pessoa que abriu.
Esse é o meu motivo. Sinceramente, não sei se há outros. Este já é suficiente para eu ficar com os dois pés atrás."
"Nossa, não! É como qualquer maquiagem ou cosmético que é usado direto na pele acaba tendo uma contaminação só pelo fato de não estar lacrada já não é muito seguro, né?"



"Bom, eu não compraria jamais, nem se fosse de uma amiga próxima. Não que eu ache que ela vai estar suja, mas meu olho é bem sensível, as vezes uma micro bacteriazinha de nada pode ser inofensiva pra alguns e pode causar irritação nos outros. Fiquei mais de uma semana sem poder usar lentes porque fiquei de lentes em um ambiente com fumantes e foi o que bastou pro meu olho ficar todo inchado e vermelho. Não relaxo com isso não, acho super perigoso!"





"Segundo o telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, a estudante Lenize Marques, moradora de Manaus, quase ficou cega ao fazer uso incorreto de suas lentes de contato. Isto porque a jovem costumava emprestar o acessório para parentes e amigos, sem saber que o acessório é de uso pessoal e intransferível.

Segundo os médicos, o mau uso das lentes deixou Lenize quase cega, tornando sua córnea do olho direito esbranquiçada e sem brilho. "A lente caiu no chão. Eu peguei um pouco de água e coloquei no meu olho. Eu tinha uma visão perfeita, estraguei minha visão por causa de besteira", diz a estudante.

As lentes coloridas usadas por dois meses pela adolescente foram adquiridas sem acompanhamento médico, sendo que a venda só deve ser realizada em locais autorizados.

De acordo com a oftalmologista Cristina Garrido, especialista em córnea que conversou com a reportagem do Bom Dia Brasil, "emprestar a lente para outra pessoa sem saber a medida do olho do outro é um erro.
Depois que essa lente voltar para você, será que essa pessoa não tinha nenhuma infecção? Nunca compre lente de contato sem orientação médica", alerta a médica." Fonte




"Erros comuns:
Trocar com alguém
As lentes são pessoais intransferíveis. Trocar de lente com outra pessoa pode facilitar o contágio e transmissão de bactérias.
Limpar com soro fisiológico
Hoje existem soluções multiuso que limpam e desinfetam as lentes de forma eficaz. Não se deve usar soro fisiológico para limpeza, pois ele não tem essa propriedade e dependendo do soro, pode estar contaminado ou conter substâncias tóxicas aos olhos.
Aproveitar até as maquiagens antigas
É possível utilizar maquiagem com as lentes, mas alguns cuidados devem ser tomados: Colocar as lentes antes de se maquiar; aplicar a sombra e o lápis suavemente, para não empurrar ou danificar as lentes; não aplicar delineador na sua pálpebra interna (dentro dos seus cílios); usar maquiagem não oleosa e sem fragrância; substituir a máscara para cílios (rímel) todos os meses, o delineador a cada três meses, a sombra de olhos a cada seis meses – para evitar contaminação; retirar as lentes antes de retirar a maquiagem dos olhos.
Dormir com elas
Pode aumentar a chance de infecção, exceto quando se usam lentes que são indicadas para uso contínuo, mesmo para dormir, pois permitem uma melhor oxigenação adequada da córnea. Ainda assim, a melhor opção é tirar a lente toda noite.
Dispensar sprays no cabeleireiro
Sprays e produtos químicos utilizados nos salões de beleza possuem substâncias que podem ficar impregnadas nas lentes, causando muita irritação aos olhos. O ideal é fechar os olhos quando for aplicar esses produtos." Fonte


E como não poderia faltar, eu fui atrás de um Oftalmologista para que desse o seu depoimento sobre esse assunto super sério.

"É realmente um absurdo. Lentes de contato são de uso pessoal. As gelatinosas, descartáveis ou não, tem uma vida útil de cerca de dez meses no máximo (no caso, as de uso prolongado). Depois disso, certamente acumularão proteínas e estarão propensas a proliferação de microorganismos. Além disso, as lentes são adaptadas de acordo com a curvatura da córnea, o que varia entre indivíduos. Lentes com curvaturas diferentes da córnea do usuário podem causar lesões e consequentemente infecções na superfície da córnea com sequelas irreversíveis, desde cicatrizes até a perfuração. Até as lentes de uso contínuo, ainda que segundo os fabricantes possam ser usadas ao dormir, apresentam 50% a mais de chances de causar infecções se usada enquanto dormimos. Não se deve dormir com lentes de nenhuma natureza." disse Ricardo Lobo, oftalmologista.






Alem dos depoimentos das pessoas, pesquisei bastante sobre o assunto e achei essas duas matérias em sites diferentes. Sem contar com o depoimento do oftalmologista. Espero que isso entre na cabeça das pessoas de uma vez que lente usada não se vende nem se compra! Nem pegar emprestada.

Qual opinião de vocês sobre o assunto?

Porfavor, compartilhem o máximo! Vamos fazer isso chegar a todos os lugares, para que todos possam ler e se tocar que não pode comprar e preservar a saúde dos olhos! (◕‿◕✿)





17 comentários:

  1. Uau, parabéns pelo post, muito informativo :D

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post! É complicado, vejo muitas pessoas tentando vender e/ou comprando lentes usadas. Uma vez, até comentei com uma vendedora sobre ser prejudicial a saúde, porém ela me desacreditou e continua vendendo as lentes usadas, vou mandar o link da sua matéria pra ela. Afinal, é saúde de algumas pessoas que corre risco, é importante compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu sempre quando vejo vou lá e comento "Não se pode vender lentes usadas" e a menina quis me fazer acreditar porque só como experimentou, não tinha problema. Depois disso fiquei com isso entalado no pescoço e tinha que escrever. Manda para ela sim! E quando mais divulgar melhor! Não estou atrás de mais seguidores ou coisa assim, quero que esse aviso chegue para os desavisados que acham que não tem problema nenhum!!

      Excluir
  3. Vamos ver agora se os desinformados se ligam né :V

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos \o/ Torcendo para que isso aconteça!!! Compartilhe para que ninguem tenha problemas <33

      Excluir
  4. ótimo post, além de ser muito importante enfatizar a importância de NÃO comprar lentes usadas, achei muito legal que você colocou representantes de estilos diferentes que usam lentes falando a opinião deles! :D e é unânime, né? é uma "economia" que não vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rika!! Nenhum deles, sabia que eu tinha falado com o outro, tentei pegar pessoas diferentes mesmo, que são até famosos na sua área. Para que assim, possa ser entendido a seriedade da coisa!
      É uma "economia" infeliz. Porque a pessoa quer vender mas quer lucrar, pois quem faz isso só pensa no dinheiro e não que pode prejudicar a saúde dos outros.

      Excluir
  5. Nossa, ainda bem que eu li isso a tempo.
    Há dois dias semana minha amiga me deu um par de lentes azuis, ela disse que só experimentou pois não gostou do efeito e a solução está sem trocar há MESES na case(ela comprou há um tempão). Eu aceitei pois sou pobre =P, mas não cheguei a usar. Obrigada por salvar minha visão xDD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOSSA! QUE BOM MESMO!! Sério, que bom!!!! Você não sabia, mas agora sabe! Continue compartilhando para a matéria poder chegar a mais pessoas!!

      Excluir
    2. Seu esforço valeu a pena, está salvando visões /o/
      Parabéns!!

      Excluir
    3. Sério, que bom poder ler isso <33
      Agora mesmo que vou divulgar ao máximo possivel!!

      Excluir
  6. Gente, o povo não tem noção de como é perigoso. Aliás, lentes por si só já são um produto bastante nocivo - e alguns médicos inclusive proíbem os pacientes de usar por um motivo ou outro. Não é brincadeira MESMO. Tenho problemas sérios na visão e fui terminantemente proibida de usar lentes pra não ficar cutucando os olhos.
    Além disso, um dos meus oftalmos já me falou que lentes de uso contínuo (aquelas que não se tira nem pra dormir) podem acabar "girando" no globo ocular e parar do lado contrário, aí lá vai procedimento cirúrgico pra tirar o treco :T
    TODO MUNDO deveria visitar um oftalmo TODOS OS ANOS. Vocês não tem noção da quantidade de gente que perde a visão por besteira, que um tratamento simples, como uma cirurgia rápida, poderiam dar jeito. Enfim, boa iniciativa :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <33 Também acho isso! Não quer ver gente reclamando que comprou lente e deu problemas, que depois isso vai afetar a todos!!

      Excluir
  7. eu acho q comprar lente usada e usar é tão anti-higiênico, quanto comprar uma calcinha usada e usar- tipo, WTF!
    no mais, eu curti o post

    ResponderExcluir
  8. Eu sei que o post é antigo mas não deixa de ser ótimo! Totalmente esclarecedor. Bem completinho, e amei o fato de ter trazido figuras diferentes para dar opiniões. Amei ♥

    ResponderExcluir

Thanks for comment, come back again (・ω・)

--

Obrigada por comentar, volte novamente (・ω・)

LinkWithin